O FAN deu positivo, e agora?

Uma das causas mais frequentes de consultas com reumatologistas são por causa do resultado deste exame.

Na maioria dos casos, muitos médicos o solicitam como parte dos famosos ‘Check-Ups’. Mas ele não deveria ser solicitado dessa forma. De 5 até 32% tem uma quantidade baixa ou muito baixa do FAN positivo.

Por isso, esse é um exame que deve ser solicitado apenas quando há suspeita de doença auto-imune, especialmente as do tipo reumáticas.


E o que é Doença Autoimune?

É a doença causada quando o sistema imunológico ou de defesa do organismo passa a atacar de forma inapropriada os próprios tecidos, órgãos ou o corpo como um todo.


Exemplos de doenças autoimunes

Doenças Autoimunes Órgão Específicas

  • Diabetes mellitus tipo 1

Sinais e Sintomas: Diabetes na infância, dor abdominal, hálito estranho e glicemia aumentada

  • Doença da tireoide - Tireoidite de Hashimoto e Doenças de Graves


Sinais e Sintomas: Fadiga, Cansaço, Pele seca e fria, unhas quebradiças, queda de cabelo.

  • Doença celíaca

Sinais e Sintomas: Fadiga, Cansaço, Pele seca e fria, unhas quebradiças, queda de cabelo.

  • Esclerose Múltipla

Sinais e Sintomas: Fraqueza muscular ou perda de sensibilidade, alterações visuais súbitas


  • Vitiligo

Sinais: perda de coloração normal da pele


Doenças Reumáticas Autoimunes


Sinais e Sintomas: Dor, inchaço e Rigidez nas articulações

  • Lupus


  • Outras Doenças Reumáticas Autoimunes

Sinais e Sintomas: Olho e boca seca, Fenômeno de Raynaud, Fraqueza muscular, Fibrose pulmonar

E o que causa essas doenças auto-imunes?

Na maior parte dessas doenças não há uma única bem definida. O que a gente sabe é que na família de pessoas com esse tipo de doença há uma maior chance de outras pessoas desenvolverem. Também há alguns tipos de infecções que estão mais associadas ao desenvolvimento desse tipo de doença. Ou exposição a alguns tipos de materiais, como à fumaça do cigarro que também estão ligadas ao aparecimento dessas doenças. Mas o que a maioria dessas doenças têm em comum é que é possível identificar através de exames o que chamamos de auto-anticorpos.


O que são Auto-Anticorpos?

Primeiro temos que entender o que são anticorpos.

Anticorpos são substâncias produzidas pelas nossas células de defesa contra bactérias, fungos e outros agentes que podem causar infecções e causar mal para nosso organismo.

Já os Auto-Anticorpos são anticorpos que ao invés de se ligarem a vírus, bactérias e fungos para os inativarem e ajudar o corpo a destruir esses invasores, se ligam a componentes dos tecidos e órgãos do próprio organismo causando inflamação e pode inclusive promover destruição do tecido ou órgão.


Como podemos identificar esses Auto-Anticorpos?

De muitas formas. E uma delas é através do exame chamado FAN.

O nome FAN significa Fator Anti-Núcleo. E esse nome núcleo no exame se refere ao núcleo celular.

Isso porque para realizar esse exame, precisamos ver a célula no microscópio e ver se conseguimos identificar esses Auto-Anticorpos no núcleo da célula. Na verdade, não apenas no núcleo, mas em alguma parte da célula. Se não conseguirmos ver eles na célula, dizemos que é negativo.

Quando os vemos, dizemos que é positivo. E dependendo de como os vemos, damos nomes para ele.


Independente de por que o seu médico pediu o FAN, e ele veio positivo, você deve se preocupar? Eu diria depende de qual.


Quais são os principais e mais importantes tipos de FANs?


Nuclear homogêneo


Associado principalmente com o Lupus. Em crianças pode estar associado a Artrite Idiopática Juvenil. Em alguns casos a hepatite Autoimune.

Se você tiver esse FAN, não deixe para lá, é muito provável de que você tenha alguma doença autoimune séria.


Nuclear Pontilhado Fino


Esse é o que mais depende, por que pode estar presente em pessoas saudáveis, principalmente quando em baixa quantidade. Mas pode estar associado a uma série de doenças reumáticas auto-imunes. Mas principalmente à Sd de Sjögren. Mas pode estar associado ao Lupus principalmente se estiver no que a gente chama de altos títulos.

Então esse é o seguinte, se você não estiver sentindo nada e ele estiver em pequena quantidade, não se preocupe. Se você estiver tendo sintomas de alguma doença reumática autoimune ou o resultado for bem alto, aí precisamos investigar mais.


Nuclear Pontilhado Fino Denso


Esse parece ser o atestado de pessoa que não tem doença reumática autoimune. Mesmo quando ele vez em quantidades muito altas. A não ser que a pessoa tenha sinais e sintomas muito claros de doença reumática autoimune, não se deve ficar procurando por tais tipos de doenças nas pessoas que apresentam esse tipo de FAN.


Nuclear centromérico e nucleolar

Muito específicos para o diagnóstico de Esclerose Sistêmica. Se o paciente apresentar Fenômeno de Raynaud, aí já passa a ser quase certo o diagnóstico.

Esses são padrões incomuns e por isso, mesmo que o paciente não apresente sintomas, é importante passar por uma avaliação clínica, laboratorial e de imagem.


Citoplasmático Pontilhado Fino

Associado principalmente a doença inflamatória muscular e principalmente a fibrose pulmonar associada.

Esse é um padrão incomum e por isso, mesmo que o paciente não apresente sintomas, é importante passar por uma avaliação clínica, laboratorial e de imagem.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ventilador, a melhor invenção do mundo

O Paciente, o Médico e o Mar