Insuficiência Musculoesquelética


Assim como outros sistemas, o mal funcionamento do sistema musculoesquelético põe a vida em risco. Este é o sistema responsável pela capacidade do organismo buscar o alimento, bem como auto-proteger-se dos perigos externos e ainda possibilitar a atividade sexual.

O não funcionamento ou mal funcionamento desse sistema invariavelmente leva à limitação das atividades de vida, bem como à imobilidade, que por sua vez levam a risco aumentado de problemas cardiovasculares, respiratórios e infecciosos, aumentando muito o risco de morte, além de prejudicar seriamente a qualidade de vida.

As doenças reumatológicas causam dor e deformidades afetando diretamente esse sistema. Elas são mais comuns em pessoas mais idosas, mas que também podem ocorrer em pessoas mais jovens. No jovem a duração de uma doença não adequadamente tratada faz com que seus danos sejam muito mais importantes, enquanto pessoas mais idosas, devido à sua menor reserva, causa danos muito mais rapidamente.

O papel do reumatologista é, junto com o paciente, reduzir a dor, mas também evitar a instalação de deformidades e reabilitar para que o indivíduo não sofra de imobilismo, melhore sua capacidade de realizar suas atividades e sua qualidade de vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O FAN deu positivo, e agora?

Ventilador, a melhor invenção do mundo

O Paciente, o Médico e o Mar