Fibromialgia, o melhor diagnóstico

 Depois de algum tempo de experiência como reumatologista e vendo tantos pacientes perambulando de médico em médico ou diversos outros profissionais, quando vejo um paciente chegando no meu consultório e ao final da consulta eu tendo a certeza de que se trata de um caso de fibromialgia, eu respiro fundo e tenho duas sensações, de alívio e de desafio.

Duas coisas são essenciais para o reumatologista definir bem esse diagnóstico, ver e ouvir. Examinar e pedir exames tem a função única e exclusiva de observar se há algo além. E me permitam a falta de modéstia, o diagnóstico mais confiável é o do reumatologista bem treinado. Além das características objetivas que a gente sabe de cor, tem aquela sensação ou estalo que é essencial.

Cada paciente tem seu tempo, demora 10 ou 30 minutos, às vezes, 1 hora, e em alguns casos, bem mais que isso. O contato pessoal, o olhar no olho nos permite enxergar o que é a verdade por trás das palavras e a partir desse momento o paciente não pode mais fugir, ele entende que foi percebido. O que é importante de verdade aparece só para mim e para ele, e aquela resistência inicial dá lugar ao conforto de poder compartilhar com alguém algo tão íntimo. A partir desse momento ele espera de mim a retribuição da confiança.



A partir desse momento eu tenho que fazer o que é necessário, a maioria das vezes pode não ser agradável, mas alguém tem que ter a coragem e clareza de dizer com todas as palavras o que é necessário ser feito para enfrentar a situação. Ele espera de mim, que eu não canse em ouvi-lo, ‘Por que isso foi aconteceu com praticamente todos os médicos antes. Eles cansaram de ouvir minhas queixas’. O paciente vem até mim para saber se está tudo certo, se não tem algo mais que o ponha em risco e, por fim, que eu ajude no alívio dos piores momentos. E vou confessar, é difícil.

É difícil por que a cada nova queixa, eu preciso ver um novo paciente sendo o mesmo. É muito mais fácil dizer que tudo é pela fibromialgia. A maioria das vezes será mesmo, mas algumas vezes não. Quando for pela fibromialgia, precisarei ser firme em dizer que mais uma vez passaremos por essa crise e tudo ficará bem. E quando não for, precisamos tratar de forma mais rápida e acertada possível aquele problema que está piorando a fibromialgia e sendo agravado por ela.

Para quem tem a doença há sempre a dúvida, ‘Será que o que estou sentindo é só pela fibromialgia ou será que é algum outro problema? Devo me preocupar mais e correr para me tratar?’. Não se preocupe, se você acabou de ouvir de um bom reumatologista que você tem fibromialgia e que ele irá acompanhá-lo, você ganhou um companheiro de verdade. Por isso tenha certeza de que hoje você recebeu o melhor diagnóstico.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O FAN deu positivo, e agora?

Ventilador, a melhor invenção do mundo

O Paciente, o Médico e o Mar